Biografia

Luis Maciel de Oliveira, nascido no dia 09 de dezembro de 1970, em Barbalha – Ceará ( região do Cariri). Chega a Lauro de Freitas, Bahia em 1975. Sendo o quinto de onze irmãos, logo cedo assume a responsabilidade de ajudar seus pais a criar os seus irmãos. Aos 09 anos, já tinha ocupação remunerada, sendo ajudante em oficina numa de carros.
Aos 14 anos desperta para a política, iniciando no sua militância no movimento estudantil. Nessa época, estudava então no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão – já em Lauro de Freitas -, onde faz o ginásio e o nível médio. Nesse momento, conheceu o MEA, Movimento de Erradicação do Analfabetismo na Bahia, fato que marcou sua caminhada juntos aos movimentos ligados a à área da Educação.
Liderado pela então deputada Maria José Rocha, 1989, conhece o Partido dos Trabalhadores, filiando-se em 1990.

Militante católico, inicia a luta pela moradia em 1985, onde organiza ocupações que mais tarde seriam comunidades consolidadas como Chafariz, Vila Mar, Lagoa da Base, Caixa D’água, Lagoa dos Patos dentre outras. Por outro lado, o movimento ambientalista lhe rendeu mais conhecimentos, colocando-o nas trincheiras de defesa da preservação ambiental e, em especial dos mananciais de Mata Atlântica. Também coonhece a Central de Movimentos Populares (CMP) e compõe a sua direção estadual e Nacional. Toda essa experiência de vida torna Lula Maciel um bom nome para representar os coletivos populares e movimentos sociais no parlamento municipal.Com isso, disputa as eleições em 1992, 1996 e 2000. Em 2004, é eleito pela primeira vez. Assume o mandato com o sentimento de compromisso com as causas sociais, iniciando o mandato popular Lula Maciel.

Em pouco tempo se torna dentro da câmara de Vereadores uma referência para as comunidades. A compreensão de políticas públicas e luta por uma cidade de todas e todos, torna-se realidade com a conquista do mandato. É a partir do Mandato Popular Lula Maciel que é construída em Lauro de Freitas políticas públicas importantíssimas e que se consolidaram e permanecem até os dias atuais. Ao longo de três mandatos, entre Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos e Moções, foram realizadas mais de 500 ações oficiais de mandato; constituindo um trabalho qualificado e robusto.

Toda essa experiência política propiciou à Lula Maciel, assumir em 2017 a responssabilidade de conduzir a Secretaria de Governo (SEGOV) na gestão da atual prefeita Moema Gramacho. Cumprindo o papel de articulação entre Gestão Executiva Municipal, Poder Legislativo, Poder Judiciário e Sociedade Civil. Contudo, essa experiência vivida por Lula Maciel à frente da SEGOV, ao passo que o qualificou ainda mais, revelou a necessidade de retornar ao espaço da Câmara de Vereadores para, mais uma vez, conduzir a construção de um projeto político que atenda os anseios do povo de Lauro de Freitas.

É notória a falta que um mandato popular e engajado com os movimentos sociais faz para manutenção de políticas públicas que garantam a democracia, a cidadania e o estado de direito. É com esse sentimento forças renovadas que Lula Maciel parte para a luta e se coloca na condição de Candidato à Vereador. Desse modo, participará do processo eleitoral mais uma vez, buscando construir junto com toda a sociedade – em seus diversos seguimentos – um mandato popular.